A Matemática na sua xícara de café

A Matemática na sua xícara de café, pois bem, você sabia que conceitos matemáticos ajudam a entender o que ocorre quando você se mistura o açúcar ao café? O café da manhã dos matemáticos pode ser bem mais complexo do que para os demais habitantes do planeta. Quando os matemáticos enchem suas xícaras de café e pegam o açúcar, eles reconhecem a mágica que ocorre durante o tempo em que a colher gira para misturar aquelas substâncias. Mas que beleza oculta os matemáticos veem na transformação do líquido amargo em doce? Leia mais ›

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A Matemática está em tudo

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A Matemática está em tudo é o tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia que acorrerá entre os dias 23 e 29 de Outubro deste ano de 2017 em todo Brasil. A Semana Nacional da Ciência e Tecnologia (SNCT), será organizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, em várias instituições do país. A Matemática foi escolhida como tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2017, a escolha baseia-se no fato de que dois dos maiores eventos com este tema acontecerão no Brasil nos próximos anos. Juntos, eles formam o Biênio da Matemática 2017 – 2018 e reforçam a SNCT 2017.

A escolha do tema deve-se ao Biênio da Matemática no Brasil que sediou neste ano a 58ª edição da Olimpíada Internacional de Matemática no Rio de Janeiro e, em 2018, o Congresso Internacional de Matemáticos. Estima-se que a Olimpíada reuniu cerca de mil adolescentes vindos de mais de cem países. Para o Congresso, a previsão é de que 5.000 dos melhores matemáticos do mundo virão ao Rio de Janeiro acompanhar o considerado maior evento mundial da área. Leia mais ›

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A questão de matemática que assustou os alunos

Fuvest - Vestibular

Porque essa questão assustaram alunos que prestaram a Fuvest 2017, pois bem os estudantes começam a prova da Fuvest, vestibular que dá vaga para Universidade de São Paulo, mas não sabiam o que iria encontrar pela frente, mas ao deparar com uma questão envolvendo álgebra e demais conhecimentos matemáticos poucos arriscaram a resolver e poucos alunos conseguiram acertar. Leia mais ›

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A Origem do número zero

A Origem do número zero, pois bem o número zero foi criado pelos maias, nas Américas Central e do Sul. O sistema numérico que utilizava o zero como unidade era o usado nos cálculos do tempo em calendários.

Talvez você nunca tenha se questionado sobre a importância do zero, mas ele desempenha um papel fundamental na Matemática! Você sabia que ele foi um dos últimos algarismos a serem criados? Isso aconteceu porque muitas civilizações antigas não conseguiam compreender a necessidade de um símbolo que indicasse a ausência de uma quantidade. Leia mais ›

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A Matemática Oriental dos Árabes, Hindus e Chineses

A Matemática Oriental dos Árabes, Hindus e Chineses surgiram com o domínio romano exercido em toda a Grécia e com o posterior fechamento da escola de Atenas pelo imperador Justiniano, a matemática e as ciências gregas entraram em declínio. Muitos pesquisadores pegaram seus manuscritos e fugiram da Grécia e proximidades para o oriente médio. Isto fez com que a ciência oriental florescesse de maneira muito rápida. Este incremento das ciências orientais foi muito importante para o desenvolvimento da matemática. Leia mais ›

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Resolução de questão com Adição e Multiplicação por zero

Resolução de questão com Adição e Multiplicação por zero. Nessa questão onde envolve adição e multiplicação devemos atentar para uma regra da teoria dos números da matemática onde todo número multiplicado por 0 = 0, ou seja, 1×0 = 0

Essa pergunta já foi feita por muitos. Às vezes eles nem perguntam, eu que pergunto mesmo para incentivar a curiosidade. É que essa resposta não é encontrada diretamente nos currículos/conteúdos dos livros didáticos no Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Leia mais ›

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Por que qualquer número multiplicado por zero é igual a zero?

Por que qualquer número multiplicado por zero é igual a zero? Nessa questão onde envolve multiplicação devemos atentar para uma regra da teoria dos números da matemática onde todo número multiplicado por 0 = 0, ou seja, 1×0 = 0

Essa pergunta já foi feita por muitos. Às vezes eles nem perguntam, eu que pergunto mesmo para incentivar a curiosidade. É que essa resposta não é encontrada diretamente nos currículos/conteúdos dos livros didáticos no Ensino Fundamental 2 e no Ensino Médio. Leia mais ›

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A história da Educação e suas Peculiaridades

A História da Educação no Brasil

A história da Educação e suas Peculiaridades, que está inteiramente interligada com a Pedagogia que por sua vez a teoria crítica da educação, isto é, da ação do homem quando transmite ou modifica a herança cultural. A educação não é um fenômeno neutro, mas sofre os efeitos da ideologia, por estar de fato envolvida na política. Leia mais ›

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A linguagem Matemática com o uso de objetos ilustrativos envolvendo equação e expressão álgebras

A linguagem Matemática com o uso de objetos ilustrativos envolvendo equação e expressão álgebra.  A engenharia didática em Matemática procura mostrar uma forma diferente de aprender Matemática. Por isso procuro trazer sempre um problema prático e ao mesmo tempo trabalhando equação de primeiro grau e expressão álgebras. Independente de idade, quando colocamos um problema deste como um desafio desperta o interesse de cada um, querer resolver, ou querer mostrar que sabe e entende a linguagem matemática.  Leia mais ›

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Babilônios descobriram geometria astronômica 1.400 anos antes dos europeus

O estudo das placas de argila revelou que os astrônomos babilônios fizeram marcas com sofisticadas contas geométricas que calculavam a posição de Júpiter

Estudo publicado na última edição da ‘Science’ analisou placas de argila escritas entre 350 e 50 d.C, que revelaram que os astrônomos babilônios realizaram sofisticadas contas geométricas para calcular a posição de Júpiter

O estudo das placas de argila revelou que os astrônomos babilônios fizeram marcas com sofisticadas contas geométricas que calculavam a posição de Júpiter (Trustees of the British Museum/Mathieu Ossendrijver/Reuters)

Os babilônios podem ter descoberto a geometria astronômica 1.400 anos antes dos Europeus. É o que revelou um estudo, realizado por Mathieu Ossendrijver, professor da Humboldt University, em Berlim. A pesquisa, publicada na última edição da Science, analisou placas de argila de babilônios, possivelmente escritas entre 350 e 50 d.C. e concluiu que astrônomos babilônios fizeram escritos com sofisticadas contas geométricas para calcular a posição de Júpiter em relação ao fundo estrelado no céu. Leia mais ›

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