O futuro será daqueles que sabem Matemática para se integrar no processo de revolução digital

sistemadinamico

O futuro será daqueles que sabem matemática para se integrar no processo de revolução digital, pois bem, como está o futuro da matemática no Brasil?  Será que os estão se preparando para a revolução digital.

O Brasil produz matemática de ponta. Temos pesquisadores de primeira linha e reconhecimento internacional quando o assunto é a ciência do raciocínio lógico e abstrato. Tudo isso em um país cujo ensino da disciplina na escola afasta os estudantes, ao invés de instigar a paixão pelos números.

Engana quem acha que a Matemática só é números, fórmulas e equações complexas. Para quebrar esse preconceito com a disciplina o matemático valdivino Sousa criou o método X Y Z o objetivo do método é proporcionar uma visão de aprendizagem de equação de 1º grau e expressões algébricas por meio da Engenharia Didática em Educação Matemática, com uso de objetos ilustrativos.

valdivino_sousa_

Segundo especialistas o método X Y e Z tem grande relevância, pois o intuito da pesquisa foi analisar o comportamento e compreensão das pessoas que sentem dificuldades de entender equação de 1º grau e expressão algébrica. O matemático Valdivino Sousa identificou que nos problemas matemáticos no lugar de letras como X, Y e Z, essas variáveis podem ser substituídas por objetos ilustrativos, já que uma equação do tipo 2x + 4 – 2 = 8, o aluno tem dificuldade de entender ao deparar com as formalidades algébricas.

No Programa Conversa com Bial, desta sexta-feira, 17/11, Marcelo Viana, diretor do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), e a pesquisadora Carolina Araújo provaram por a+b que a matemática está presente em tudo e vai muito além de contas, fórmulas e equações. Eles dizem: “Nós não estamos preparando nossos jovens para essa revolução digital. O futuro será daqueles que saibam matemática suficiente para se integrar nesse processo.”

Assistem o vídeo: https://gshow.globo.com/programas/conversa-com-bial/noticia/conversa-promove-reflexao-sobre-o-ensino-da-matematica-no-brasil.ghtml

Como aproximar a matemática de crianças e adolescentes?

“O aspecto lúdico é fundamental, você não pode esperar que alguém, muito menos uma criança, fique atenta a algo chato. Então, é muito importante conseguir trazer o lado lúdico para o processo de ensino e conectar com algo que faça sentindo com as experiências adequadas a cada faixa etária.” (Marcelo Viana)

“A matemática não é um cardápio de fórmulas que você tem que decorar para resolver um problema, mas uma forma de pensar e enxergar o mundo que nos ajuda no dia a dia.” (Carolina Araújo)

Olimpíadas de Matemática e a melhora no ensino escolar

“Estudos mostram que a média dos alunos das escolas que participam de maneira ativa nas Olímpiadas de Matemática sobe 26 pontos na Prova Brasil, o equivalente a um ano e meio de aula a mais.” (Marcelo Viana)

“Pessoas deveriam ser presas por obrigar a decorar fórmulas.” (Marcelo Viana)

A matemática está presente em tudo

matvaldivinosousa

Vídeo: https://gshow.globo.com/programas/conversa-com-bial/noticia/conversa-promove-reflexao-sobre-o-ensino-da-matematica-no-brasil.ghtml

Matemática é questão de Q.I.?

“O Q.I. ajuda na parte lógica, mas a matemática está muito além de lógica e fórmulas. Tem uma parte visual e criativa! O Q.I., talvez, não abranja todo esse ferramental que a matemática atinge.” (Pietro Pepe)

“As pessoas tendem a achar que matemática é coisa para gênio. E não é. A matemática está ao alcance de todos (…) Essa ideia pré-concebida é ruim porque isso acaba criando um bloqueio.”

O futuro da matemática no Brasil

“Nós não estamos preparando nossos jovens para essa revolução digital (…) O futuro será daqueles que saibam matemática suficiente para se integrar nesse processo.”

 

 

Valdivino Sousa Possui Graduação em Matemática Licenciatura pela Universidade Paulista UNIP (2011), Graduação em Pedagogia Licenciatura pelo Centro Universitário Sant Anna (2007), Graduação Bacharel em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário da grande Dourados UNIGRAN (2012), Graduação Bacharel em Direito pelo Centro Universitário Anhanguera (2012), Graduação Bacharel em Psicologia pela Universidade Bandeirante -UNIBAN de São Paulo, cursou até o 4° ano com ênfase em Psicanálise (2011). Pós-Graduação Especialização em Educação Matemática Comparada pela ESAB -Escola Aberta do Brasil (2013) e Especialização em Psicopedagogia (2009) pela mesma instituição (ESAB). Possui mais de 20 anos de experiência na área Contábil, desde 2005 é Contador responsável da Alves Contabilidade e Consultoria Tributária, semanalmente escreve para o portal D.Dez, Jornal da Cidade e Folha Online sobre: Educação Matemática e Desenvolvimento da Aprendizagem. É pesquisador sobre o Ensino e Aprendizagem de Matemática. Linhas(s) de Pesquisa / Área de Interesse: Engenharia Didática em Educação Matemática; Modelagem; Construção do Conhecimento em Matemática; Modelos Matemáticos e suas Aplicações na vida real. Criou o método X Y e Z que facilita na aprendizagem de equação e expressão algébrica com objetos ilustrativos. Docente nos cursos de Matemática, Pedagogia, Ciências Contábeis, Administração e Engenharia. Autor de mais de 10 (dez) livros e têm vários artigos publicados em revistas e jornais especializados

 Fonte: https://gshow.globo.com/programas/conversa-com-bial/noticia/conversa-promove-reflexao-sobre-o-ensino-da-matematica-no-brasil.ghtml

Related Post

Comments

comments

É Professor, Matemático, Pedagogo, Psicopedagogo, Contador, Bacharel em Direito e Escritor. Pesquisador sobre Engenharia Didática em Educação Matemática; Modelagem; Construção do Conhecimento em Matemática; Modelos Matemáticos e suas Aplicações na vida real. Criou o método X Y e Z que facilita na aprendizagem de equação e expressão algébrica com objetos ilustrativos. Docente nos cursos de Matemática, Ciências Contábeis, Administração e Engenharia. Autor de mais de 10 (dez) livros e têm vários artigos publicados em revistas e jornais especializados. Semanalmente escreve para o portal D.Dez, Jornal da Cidade e Folha Online. Sobre: Educação Matemática e Desenvolvimento da Aprendizagem. Site: www.valdivinosousa.mat.br E-mail: valdivinosousa.mat@gmail.com Telefone Celular / Whatsap: 11 - 9.9608-3728

Publicado em Artigos, Contabilidade, Educação Matemática, Engenharia Didática em Matemática, Notícias, Valdivino Sousa, Valdivino Sousa na Mídia Marcado com: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*