Professor e Matemático Valdivino Sousa Engenharia Didática em Educação Matemática – um jeito diferente de aprender matemática – Método X Y Z

Palestra com o Professor e Matemático Valdivino Sousa Engenharia Didática em Educação Matemática – um jeito diferente de aprender matemática – Método X Y Z

Aprendendo equação de 1º grau e expressão algébrica com objetos ilustrativos

Objetivo: proporcionar uma visão de aprendizagem de equação de 1º grau e expressões algébricas por meio da Engenharia Didática em Educação Matemática, com o uso de objetos ilustrativos.

O método teve grande repercussão, pois o tema deste ano na 14ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia que ocorreu do dia 23 a 29 de Outubro foi “A Matemática está em tudo”.

A noção de Engenharia Didática emergiu na Didática da Matemática, enfoque da didática francesa, no início dos anos 80. Entre os estudiosos do tema, se destaca a matemática e pesquisadora francesa Michèle Artigue, considerada como uma das responsáveis pelo estabelecimento pelo método e teoria da Engenharia Didática em Educação Matemática.

Pois bem! A Engenharia Didática é uma forma de trabalho didático comparável ao trabalho de um engenheiro, que realiza um projeto, se apoiando em conhecimentos científicos, ao qual se submete.

Assim, a Engenharia Didática, é vista como uma metodologia de pesquisa, e caracteriza-se, em primeiro lugar como experimental, baseada em “realizações didáticas” em sala de aula, ou seja, na concepção, realização, observação, análise e validação de sessões de ensino.

Com aplicação da Engenharia Didática em Matemática podemos trabalhar em sala de aula vários temas de Matemática.

Por exemplo, sendo a equação: 2x + 4 = 8, onde 2x pode representar várias coisas, como duas laranjas, duas maçãs etc.

Observamos que na Engenharia Didática em Matemática há concentração diferente, mostrando ao aluno o passo a passo até o resultado.

Aprendendo equação de 1º grau e expressão algébrica com objetos ilustrativos – Método X Y Z

Método X Y Z criado pelo Matemático Valdivino Sousa na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT foi tema de palestra sobre: Engenharia Didática em Educação Matemática – um jeito diferente de aprender Matemática.

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, participou da cerimônia de abertura da 14ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília -DF. Após a cerimônia, o ministro visitou os estandes da Semana Nacional, o evento foi do dia 23 até o dia, 29 de Outubro.

Valdivino Sousa é Professor, Matemático, Pedagogo, Contador, Bacharel em Direito e Escritor. Pesquisador sobre Engenharia Didática em Educação Matemática; Modelagem; Construção do Conhecimento em Matemática; Modelos Matemáticos e suas Aplicações na vida real. Criou o método X Y e Z que facilita na aprendizagem de equação e expressão algébrica com objetos ilustrativos. Seu trabalho é reconhecido com Medalha de Mérito como docente pelo Instituto Matematics

Docente nos cursos de Matemática, Ciências Contábeis, Administração e Engenharia. Autor de mais de 10 (dez) livros e têm vários artigos publicados em revistas e jornais especializados.   Semanalmente escreve para o portal D.Dez, Jornal da Cidade e Folha Online. Sobre: Educação Matemática e Desenvolvimento da  Aprendizagem.

Site: www.valdivinosousa.mat.br – E-mail: valdivinosousa.mat@gmail.com      Celular / Whatsap: 11 – 99608-3728