A linguagem Matemática com o uso de objetos ilustrativos envolvendo equação e expressão álgebras

A linguagem Matemática com o uso de objetos ilustrativos envolvendo equação e expressão álgebra.  A engenharia didática em Matemática procura mostrar uma forma diferente de aprender Matemática. Por isso procuro trazer sempre um problema prático e ao mesmo tempo trabalhando equação de primeiro grau e expressão álgebras. Independente de idade, quando colocamos um problema deste como um desafio desperta o interesse de cada um, querer resolver, ou querer mostrar que sabe e entende a linguagem matemática. 

Neste problema, observamos uma linguagem Matemática com objetos ilustrativos envolvendo equação e expressão álgebras. Precisamos atentar aos objetos que ilustram o problema proposto.

Resolução:

Primeira linha: 3x =18/3 = 6 cada bola vale 6

Segunda linha: 3x = 9 /3 = 3 cada relógio vale 3

Terceira linha: primeiro fazemos a multiplicação depois a subtração, então temos: 3×3-3 = 6, cada hélice vale 3.

Na quarta linha: Temos que atentamos no relógio que marca apenas 2 horas, e a bola tem somente três marcas, e a hélice só tem duas pás.

Então temos: 2×3 = 6 – 2 = 4, Portanto o resultado = 4

 

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Alfredo Ruggiero 16

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Gabriela Araujo 4

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Marcio Santana 4

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Vitor De Barros Dias tem armadilha solucao 4

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De Lucca Adecimo 4

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Antonio Carlos Juliato Certamente 4.

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Humberto Da Silva Costa 12

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Ercio Giuliato 15

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João Gambetti 10

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Wagner Artuzo 16

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José Mauricio Nobre (3×6)-2 Resp. 16.

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Sérgio Anauate C

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Escreva uma resposta…

João Gambetti (2 horas x 6) – 2 = 10

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Antonio Carlos Juliato (2 horas X 3 marcas da bola) -2 = 4

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João Gambetti Verdade… = 4

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Antonio Ferreira Alves 15

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Roseli Correia Bernardes Mattos 16

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João Lima 4! Exatamente 4!

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William Kfouri 2×3- 2 =4 2 horas x 3 pinta Preta na bola – 2 hélices = 4

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Enoc Manoel Santana 18

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Erber Rodrigues · Amigo(a) de José Mauricio Nobre

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Luiz Campbell 16

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Alexandre Alecio Pacheco 15

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Aguiar José da Silva Terceiro elemento diferente. Sem soluçāo

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Gésio Batista Lamy 6+6+6=18 e 3+3+3=9 e 3×3-3=6 e 2×3-2=4 Resposta 4

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Manuel Martins 16

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Jose Manoel Macedo 16

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Maria Oliveira 4

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Maria Oliveira Na última sequência o relógio marca 2, só tem três marcas na bola e a hélice só tem duas pás, ou seja, 2×3-2=4

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Mauro Pelcerman 16

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Luiz Claudio de Carvalho 16

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Antonio Ferrao 3

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Eliana Oliveira 16????

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Luiz Marinho 4

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Enoc Manoel Santana Realmente, a resposta correta é 12.

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Lemuel Lauton 4

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José Roberto Pireni 15

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Carlos Henrique Angelo Acho que a resposta é 10

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Waldir Araujo Cardoso 16

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Antonio Ferrao 4

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Emidio Antonio Ferrão 2

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Milton Coelho 10

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Lemuel Lauton Resposta Correta: 4

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Humberto Cunha 16

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Renato Castroviejo Franco 16

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Jose Furtado 4

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José Serôdio 16,5

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Paulo Mota Quatro

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Valdivino Sousa Neste problema, observamos uma linguagem Matemática com objetos ilustrativos envolvendo equação e expressão álgebras. Precisamos atentar aos objetos que ilustram o problema proposto.
Resolução:
Primeira linha: 3x =18/3 = 6 cada bola vale 6
Segunda linha: 3x = 9 /3 = 3 cada relógio vale 3
Terceira linha: primeiro fazemos a multiplicação depois a subtração, então temos: 3×3-3 = 6, cada hélice vale 3. Na quarta linha: Temos que atentamos no relógio que marca apenas 2 horas, e a bola tem somente três marcas, e a hélice só tem duas pás. Então temos: 2×3 = 6 – 2 = 4, Portanto o resultado = 4

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Fernando Gullarte Isso prova que a área de exatas não é para todos… Só tenho a dar os parabéns para Valdivino pelos seus conhecimentos e domínio da matéria..

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Paulo Nogueira E Silva 4

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Antonio Rodrigues Silva 15

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Rodolf Cotting 4

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Paolo Mortato 4

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Ari Sergio Camargo 16

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Luiz Carlos Christino Netto · 4 amigos em comum

Seis,

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Luiz Carlos Christino Netto · 4 amigos em comum

Seis.

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Julio Marcus Carvalho 16

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É Professor, Matemático, Pedagogo, Contador, Bacharel em Direito e Escritor. Pesquisador sobre Engenharia Didática em Educação Matemática; Modelagem; Construção do Conhecimento em Matemática; Modelos Matemáticos e suas Aplicações. Seu trabalho é reconhecido com Medalha de Mérito como docente pelo Instituto Matematics. É Professor nos cursos de Matemática, Ciências Contábeis, Administração e Engenharia. Dedica-se também a área contábil, com mais de 20 anos de experiência e desde 2005 é Contador responsável da Alves Contabilidade e Consultoria Tributária. Atuante nas seguintes áreas: Tributária, Contábil e das Entidades sem fins Lucrativos. Autor de mais de 10 (dez) livros e têm vários artigos publicados em revistas e jornais especializados nos assuntos de Legislação tributária e contábil. Semanalmente escreve para o portal D.Dez, Jornal da Cidade e Folha Online. Escreve sobre: Educação Matemática, Desenvolvimento e Aprendizagem, Comportamento e Direito, Site: www.valdivinosousa.mat.br E-Mail: valdivinosousa.mat@gmail.com Cel Whatsap 11- 9.9608-3728

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