A Origem do número zero

A Origem do número zero, pois bem o número zero foi criado pelos maias, nas Américas Central e do Sul. O sistema numérico que utilizava o zero como unidade era o usado nos cálculos do tempo em calendários.

Talvez você nunca tenha se questionado sobre a importância do zero, mas ele desempenha um papel fundamental na Matemática! Você sabia que ele foi um dos últimos algarismos a serem criados? Isso aconteceu porque muitas civilizações antigas não conseguiam compreender a necessidade de um símbolo que indicasse a ausência de uma quantidade. Leia mais ›

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A Matemática Oriental dos Árabes, Hindus e Chineses

A Matemática Oriental dos Árabes, Hindus e Chineses surgiram com o domínio romano exercido em toda a Grécia e com o posterior fechamento da escola de Atenas pelo imperador Justiniano, a matemática e as ciências gregas entraram em declínio. Muitos pesquisadores pegaram seus manuscritos e fugiram da Grécia e proximidades para o oriente médio. Isto fez com que a ciência oriental florescesse de maneira muito rápida. Este incremento das ciências orientais foi muito importante para o desenvolvimento da matemática. Leia mais ›

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Resolução de questão com Adição e Multiplicação por zero

Resolução de questão com Adição e Multiplicação por zero. Nessa questão onde envolve adição e multiplicação devemos atentar para uma regra da teoria dos números da matemática onde todo número multiplicado por 0 = 0, ou seja, 1×0 = 0

Essa pergunta já foi feita por muitos. Às vezes eles nem perguntam, eu que pergunto mesmo para incentivar a curiosidade. É que essa resposta não é encontrada diretamente nos currículos/conteúdos dos livros didáticos no Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Leia mais ›

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Por que qualquer número multiplicado por zero é igual a zero?

Por que qualquer número multiplicado por zero é igual a zero? Nessa questão onde envolve multiplicação devemos atentar para uma regra da teoria dos números da matemática onde todo número multiplicado por 0 = 0, ou seja, 1×0 = 0

Essa pergunta já foi feita por muitos. Às vezes eles nem perguntam, eu que pergunto mesmo para incentivar a curiosidade. É que essa resposta não é encontrada diretamente nos currículos/conteúdos dos livros didáticos no Ensino Fundamental 2 e no Ensino Médio. Leia mais ›

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A história da Educação e suas Peculiaridades

A História da Educação no Brasil

A história da Educação e suas Peculiaridades, que está inteiramente interligada com a Pedagogia que por sua vez a teoria crítica da educação, isto é, da ação do homem quando transmite ou modifica a herança cultural. A educação não é um fenômeno neutro, mas sofre os efeitos da ideologia, por estar de fato envolvida na política. Leia mais ›

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A linguagem Matemática com o uso de objetos ilustrativos envolvendo equação e expressão álgebras

A linguagem Matemática com o uso de objetos ilustrativos envolvendo equação e expressão álgebra.  A engenharia didática em Matemática procura mostrar uma forma diferente de aprender Matemática. Por isso procuro trazer sempre um problema prático e ao mesmo tempo trabalhando equação de primeiro grau e expressão álgebras. Independente de idade, quando colocamos um problema deste como um desafio desperta o interesse de cada um, querer resolver, ou querer mostrar que sabe e entende a linguagem matemática.  Leia mais ›

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Babilônios descobriram geometria astronômica 1.400 anos antes dos europeus

O estudo das placas de argila revelou que os astrônomos babilônios fizeram marcas com sofisticadas contas geométricas que calculavam a posição de Júpiter

Estudo publicado na última edição da ‘Science’ analisou placas de argila escritas entre 350 e 50 d.C, que revelaram que os astrônomos babilônios realizaram sofisticadas contas geométricas para calcular a posição de Júpiter

O estudo das placas de argila revelou que os astrônomos babilônios fizeram marcas com sofisticadas contas geométricas que calculavam a posição de Júpiter (Trustees of the British Museum/Mathieu Ossendrijver/Reuters)

Os babilônios podem ter descoberto a geometria astronômica 1.400 anos antes dos Europeus. É o que revelou um estudo, realizado por Mathieu Ossendrijver, professor da Humboldt University, em Berlim. A pesquisa, publicada na última edição da Science, analisou placas de argila de babilônios, possivelmente escritas entre 350 e 50 d.C. e concluiu que astrônomos babilônios fizeram escritos com sofisticadas contas geométricas para calcular a posição de Júpiter em relação ao fundo estrelado no céu. Leia mais ›

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Windows 10 vai exigir permissão para que apps usem câmera, microfone e outros

A preocupação com a segurança e privacidade dos usuários de Windows 10 é citada pela Microsoft como uma de suas prioridades – e também motivo de muitas críticas para a companhia. Com o Fall Creators Update, marcado para sair em outubro, a empresa deve mudar mais critérios nesse sentido, fazendo com que apps exijam autorização explícita para utilizarem recursos como câmeras, microfones e outros.

Esse tipo de barreira já existe, mas o que vai mudar é o seu funcionamento. Hoje, o Windows 10 trabalha com um estilo de autorização implícita, com os softwares recebendo autorização automática para acessarem tais funcionalidades – a noção é de que, ao executá-los e reconhecer seu uso, o usuário está ciente da forma como eles trabalham, podendo acessar as configurações caso deseje que algum dos dispositivos não seja acessado.

Agora, entretanto, as notificações mudam para um método opt-in, na qual o utilizador é notificado e deve dar sua anuência para aquele tipo de utilização. É um método semelhante ao que temos nos sistemas operacionais móveis: sempre que um aplicativo for executado pela primeira vez, o usuário deverá dar autorizações específicas para recursos como câmera, microfones, arquivos pessoais e outros, com as preferências permanecendo guardadas até que sejam alteradas manualmente.

A novidade vai valer tanto para softwares nativos do próprio Windows 10 quanto para soluções de terceiros. Os prompts, entretanto, não serão exibidos para aplicativos que já tenham sido usados e autorizados antes do lançamento do Fall Creators Update, com suas permissões sendo mantidas como estão e alteráveis somente a partir de menus de configuração internos.

 Além disso, termos de uso e privacidade também deverão ser exibidos com mais destaque, com listas de recursos acessados e dados transmitidos sendo exibidas sempre que possível. Os usuários corporativos, ainda, vão ganhar uma ferramenta que limita a quantidade de informações enviadas para a Microsoft para fins de telemetria, como forma de aumentar ainda mais a confiança daqueles que precisam de confidencialidade em suas aplicações.

Nos sistemas empresariais, responsáveis pela manutenção também terão acesso completo às configurações de compartilhamento de todo o inventário, podendo selecionar exatamente quais máquinas enviarão quais dados para a nuvem. Dados de diagnóstico, como aplicativos problemáticos, travamentos e lentidões, também passarão a ser exibidos com mais clareza e com base em tais informações coletadas.

O Fall Creators Update será liberado no dia 17 de outubro para todos os usuários do Windows 10. O download é gratuito.

Fonte: Ars Technica

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Educação financeira infantil: investimento muito além da mesada

Muitas vezes,  os pais perguntam quando é o momento de introduzir a recompensa financeira, a famosa mesada, na rotina da família e quais os limites ou regras mais importantes para o ensino financeiro da criança.

Acontece que a educação financeira infantil vai muito além da mesada, porque contribui e incentiva a criança com aspectos como organização, planejamento, disciplina e responsabilidade. E tudo isso terá reflexo na vida adulta: a relação que se deve ter com o dinheiro. Ou, o que é preço e o que é valor. Leia mais ›

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O lúdico infantil no ensino de Matemática

O lúdico infantil no ensino de Matemática Você sabe qual é a importância do ensino de Matemática através do lúdico na Educação Infantil?

O artigo fundamenta-se em discutir e destacar a importância do ensino de Matemática através do lúdico na Educação Infantil. A Matemática é fundamental em nossas vidas e, se não trabalhada desde cedo de forma divertida, pode ser a causa de grande parte de repetentes no futuro. Através das obras pesquisadas, buscou-se direcionar que os alunos desenvolverão melhor os conceitos matemáticos através do lúdico, e desta forma serão melhores preparados para os estudos futuros.  Leia mais ›

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